sexta-feira, 11 de junho de 2010

Panela Certa é que Faz Comida Boa

Se você é daqueles que não tem muita intimidade com a cozinha, que de lá saber qual a panela certa pra fazer suas receitas, CALMA. A gente separou esse post pra você.

A matéria original a gente viu aqui, porém as principais a gente deixa no Pressa Diaria como dica! Confiram:

 

Antiaderente (Usar em fogo baixo)

Revestida de um plástico denominado politetrafluoretileno, é preciso tomar alguns cuidados para não danificar essa película protetora. “O cozimento deve ser sempre feito em fogo baixo. Se exposto por muito tempo a altas temperaturas, o antiaderente pode se decompor”, alerta João Farah, professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. E nada de esponjas de aço, e nem ouse tirar a sujeira da panela com talheres de metal — detergente e esponja macia são suficientes para a limpeza.


Inox (Cozimento rápido)

Ideal para o uso diário, já que é indicada para o preparo de qualquer alimento, em qualquer tipo de fogão. “Se possível, apenas evite utilizá-la para preparar pratos muito salgados, como o bacalhau. O inox não é amigo do sal e, em algumas situações, pode sofrer deterioração”, aconselha Késia Quintaes, nutricionista e autora do livro Tudo sobre Panelas, recém-lançado pela Editora Atlântica. Na hora de lavar, use detergente e esponja macia ou produtos específicos para o inox, que dão brilho e removem manchas.


Alumínio (Não é recomendada para doces)

Apesar de ser acusada de entornar resíduos prejudiciais ao organismo, a panela de alumínio tem uso liberado — mas com algumas restrições. “Não utilize palha de aço na limpeza. Ela ajuda a retirar o revestimento da panela, o que faz com que o alumínio seja mesmo transferido para a comida”, adverte Késia. Se o alimento estiver muito grudado no fundo, coloque água com detergente, leve ao fogo para aquecer e depois enxágue.


Nenhum comentário: