Ter uma rotina mais feliz é mais fácil do que você pensa. Pesquisadores dizem que basta colocar a música da sua escolha e apertar o “play”.
Nem alimentação, nem drogas, nem dinheiro. Segundo a matéria encontrada na publicação cientifica “Nature Neuroscience” do dia 9/01, o bem estar geralmente associado a estes 3 elementos também pode ser encontrado ali, no seu iPod.
Um Estudo realizado na Universidade McGill, em Montreal (Canadá), que contou com a participação de dez voluntários de 19 a 24 anos entre os 217 que responderam a um anúncio solicitando pessoas que sentiram "estremecimentos", sinais de extremo prazer, ao escutar música, mostrou que a dopamina é secretada antes do prazer associado à música ouvida, e durante o próprio "estremecimento" de prazer, ou seja, no auge emocional. Tratam-se de dois processos fisiológicos distintos que envolvem diferentes regiões no "coração" do cérebro.
A música contribuiria, graças à dopamina, para um fortalecimento das emoções, ao estimular noções de espera (da próxima nota, de um ritmo preferido), de surpresa, de expectativa.
"Nossos resultados ajudam a explicar porque a música tem esse valor em todas as sociedades humanas", concluem os pesquisadores. Permitem compreender "porque a música pode ser utilizada de forma eficaz em rituais, pelo marketing ou em filmes para induzir estados de humor".
E aí pronto para fortalecer as emoções? A gente mostra onde:
Hype Machine: Rede conectada a diversos blogs de música especializados em remixes, onde o usuário pode criar seu perfil e montar sua própria rádio. Serviço gratuito. http://hypem.com
Blip FM: Rede semelhante a anterior, onde você pode encontrar músicas nacionais e internacionais, montar sua própria rádio e compartilhar com seus amigos. Serviço gratuito. http://blip.fm/
Nenhum comentário:
Postar um comentário