quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Almoçar em casa é tudo de bom!

A melhor parte de morar perto do trabalho é poder almoçar em casa, se não todo dia, com uma frequência maior. Faz toda diferença almoçar, no conforto do lar, uma comida que você fez com todo cuidado. E refeição em casa na hora do almoço não precisa ser feita na noite anterior, pode ser fresquinha e preparada em 15 minutos. Uma ótima opção para esses dias é um Côngrio Grelhado com Purê de Ervilha Swift Moments e Espinafre Crocante.


O que mais gosto nessa receita é o purê. Por ter um sabor leve e aveludado por causa das ervilhas, cor viva e aroma incrivelmente gostoso, combina muito bem com tudo que tem no prato e faz uma “ponte de sabor” entre uma coisa e outra.



E, se você não conhece o côngrio, eu te apresento a ele. Presente no mercado de peixes entre os meses de julho e setembro, o côngrio é um peixe do oceano Pacífico (olha que chique!) que vive em águas geladas, por isso é pescado só no extremo sul do país durante o inverno. Nos restantes dos meses, o peixe vem da Argentina e do Chile, onde é frio quase sempre.



Côngrio Grelhado, Purê de Ervilha Swift Moments e Espinafre Crocante


(Serve duas pessoas, mas caso apareça mais gente é só dobrar a receita)


Ingredientes:
- Uma embalagem de Ervilha Swift Moments
- 1 cebola pequena
- 8 dentes de alho
- 1 pedaço pequeno de bacon
- 100 ml de água
- 1 maço de espinafre (somente as folhas)
- 1 filé (aproximadamente 400 g) de côngrio
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Azeite de oliva extra virgem a gosto


Modo de Preparo:
Aqueça uma panela pequena e frite nela o bacon, a cebola e dois alhos picados em pedaços médios. Quando tudo ficar dourado, acrescente a Ervilha Swift Moments, cubra com água e cozinhe em fogo alto por 5 minutos. Depois, coloque tudo no liquidificador e bata até obter um creme consistente de cor verde e viva. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e reserve aquecido.



Naqueles 5 minutos em que o purê está cozinhando, aqueça uma frigideira com um pouco de azeite de oliva extra virgem, pique grosseiramente os alhos restantes e frite-os até que comecem a ficar dourados. Acrescente o espinafre e desligue o fogo, o que vai garantir que as folhas fiquem crocantes. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e reserve.  


Termine o prato fritando o peixe. Tempere o filé com sal e pimenta-do-reino moída na hora, esquente uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e doure o filé, colocando primeiro na frigideira o lado da pele. Quando ele ficar dourado e crocante, vire o peixe e frite o outro lado até que esteja dourado.


Na hora de servir, espalhe um pouco do purê de Ervilha Swift Moments no prato e sobre ele coloque o peixe e o espinafre. Tempere tudo com o óleo de alho que sobrou na panela do espinafre e sirva na hora.

Nenhum comentário: