quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Arroz de alecrim: Você sabe com o que ele combina?

Alecrim e arroz. Pode parecer pouco, mas esses dois ingredientes são mais do que suficientes para fazer um acompanhamento tão gostoso que seus amigos vão querer a receita na hora. Além de muito simples de fazer, é perfeito pra acompanhar uma série de pratos como assados, peixes e aves, mas ideal para ser servido junto com um cozido de batatas e cenouras. 

Pra não ter muito trabalho, sempre uso o cozido de Carne em cubos com cenouras e batatas Swift, que já vem pronto para servir. Além da carne ser super macia, o molho é bem encorpado, dando aquele gostinho caseiro que a gente adora.    

Arroz de alecrim
(para duas pessoas)

Ingredientes:
- 100 gr de arroz
- 1 cebola pequena
- ¼ maço de alecrim fresco (somente as folhas)
- 50 gr de manteiga
- 500 ml de água quente
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela média e em fogo médio, aqueça a manteiga e frite nela as folhas de alecrim até que a manteiga ganhe uma cor levemente esverdeada e um aroma característico. Nessa hora acrescente a cebola finamente picada e frite-a até que fique translúcida. Junte então o arroz e o frite por 3 minutos. Essa parte é extremamente importante, já que o calor irá abrir o grão e permitir que o sabor do alecrim penetre dentro dele.

Adicione então a água quente, tempere com sal a gosto e reduza o fogo até o mínimo possível, cobrindo a panela parcialmente com a tampa e cozinhando por 10 minutos. Uma boa dica pra saber quando o arroz está no ponto, é verificar o volume de água no fundo da panela. Quando ela tiver secado completamente e os grãos estiverem macios, o arroz está pronto para ser servido. Reserve, com a panela tampada.

Em uma panela média aqueça a Carne em cubos com cenouras e batatas Swift até que seu molho comece a borbulhar. Sirva na mesma hora, acompanhado do arroz de alecrim.   


Nenhum comentário: