quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cozinhando com o mínimo possível

Pode parecer impossível, mas sim: dá pra fazer um almoço incrível e rapidinho sem sujar uma única panela. Tudo que você vai precisar é de 15 minutos, uma faca, uma tábua de corte e uma folha de papel-manteiga que vai servir como... assadeira! Bom, hein?

Esse almoço usa uma técnica de cozinha chamada “papilote”, que significa embalar os alimentos em um papel fazendo uma espécie de envelope. Além de rápida e muito prática, ela conserva a umidade e o sabor dos alimentos, já que eles são assados lentamente no vapor que sai dos ingredientes embalados no papel-manteiga.

Pra pôr essa técnica em prática, aí vai uma receita combinando filé de peixe e legumes, que fica ainda mais fácil quando se usa a Ervilha com Cenoura Swift. Como já vem tudo picadinho e pronto pra usar, é só abrir a lata e juntar ao filé de peixe. Não tem erro!

Pargo no papilote

Ingredientes:
- 2 filés de pargo limpos e sem pele
- 50 g de manteiga
- 1 Ervilha com Cenoura Swift
- 3 ramos de tomilho
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:
Para preparar o papilote, corte um pedaço de 50 cm de papel-manteiga, coloque sobre a tábua de corte e, no meio dele, faça a seguinte sequência de camadas: a Ervilha com Cenoura Swift, o pargo temperado dos dois lados com sal e pimenta-do-reino moída na hora, a manteiga em pedaços e os ramos de tomilho.

Para levar ao forno, feche o papel-manteiga na forma de um envelope: dobre um lado do papel cobrindo as camadas de ingredientes e faça o mesmo com o lado oposto, depois dobre as laterais várias vezes vedando bem o pacote. Não aperte tanto os alimentos, porque o vapor faz o envelope inflar e é bom ter uma folguinha pra técnica funcionar direito. Ligue o forno a 160°C por 10 minutos. Nesse tempo a manteiga derrete, o peixe e os legumes cozinham e o tomilho solta o seu sabor.

Na hora de servir, é só abrir o pacote com a ajuda de uma tesoura – com cuidado: lembre que ele vai estar cheio de vapor – e aproveitar sem ter sujado quase nada!

Nenhum comentário: