quinta-feira, 15 de março de 2012

Risotto fácil pra você

Um dos principais pratos da cozinha italiana é o risotto e você sabia que ele é considerado um coringa na cozinha? A base dele pode ser usada para fazê-lo de diversas formas. Ou seja, a cada preparo você dá o seu toque especial tanto nos ingredientes como no tempero, deixando a receita do jeito que seu paladar mais gosta. Hoje você pode usar a Ervilha em Conserva Swift para acompanhar.

Risotto de ervilhas Swift e presunto

Ingredientes:

2 colheres de manteiga
1 cebola picada
2 xícaras de arroz arbóreo
1 taça de vinho branco
1 litro de caldo de legumes fervente
1 xícara de Ervilha em Conserva Swift
100 g de presunto magro cortado em tiras
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Parmesão ralado a gosto


Modo de preparo: 

Em uma panela, derreta metade da manteiga em fogo médio. Coloque a cebola e refogue até ficar macia. Adicione o arroz e refogue, mexendo sempre, por um minuto. Acrescente o vinho e mexa bem. Quando o vinho secar, coloque uma pitada de sal, uma concha do caldo e mexa sem parar. Conforme o caldo for secando, adicione outra concha e mexa bem. Repita esse processo por 15 minutos, sempre em fogo alto.  O ponto será quando o arroz estiver al dente.
Tire do fogo, acrescente a ervilha e o restante da manteiga sem misturar e tampe a panela. O risotto é um prato que precisa ser servido na hora. Então, quando já estiver com tudo pronto, acrescente a pimenta e mexa.

Dica: Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risotto ressecado. Polvilhe o parmesão quando for servir no prato. Bom apetite!






Nenhum comentário: