quinta-feira, 1 de março de 2012

Que tipo de tempero usar?

O post de hoje é especialmente para aqueles que ficam na dúvida sobre qual tempero usar nos pratos do dia a dia. A lista abaixo vem com 4 dicas de ingredientes pra você ler, salvar e usar em suas próximas receitas quando for preparar carnes, massas, saladas e molhos. Bacana, não é?

Azedinha - De sabor ácido, você pode usar as folhas em saladas, molhos, sopas, purês e na massa da panqueca. Esse tempero é também um ótimo ingrediente no preparo de vinagretes. Para usar, é só cortar as folhas frescas em tirinhas, colocando umas sobre as outras, enrolando e em seguida pressionando-as bem ao cortar.
Noz-moscada - Seu sabor é levemente adocicado e ideal para temperar massas, carnes, queijos, coquetéis, sopas, bolos e bebidas quentes. Para usá-la é muito fácil: rale na hora e acrescente na receita que estiver fazendo.
Salsão ou aipo - De aroma e sabor fortes, todas as partes dele podem ser utilizadas na sua cozinha, inclusive suas folhas, que dão um sabor especial às sopas e molhos. Seus talos, de textura crocante, podem ser servidos crus em saladas ou canapés. Vai bem também com peixes, cozidos, aves e assados em geral.
Coentro - Extremamente aromático, ele possui sabor um tanto picante e ardente. Combina com carnes brancas e vermelhas, frutos do mar, sopas, ensopados, moquecas, refogados, molhos, ovos e legumes. As folhas devem ser lavadas e adicionadas ao final do cozimento dos pratos. As sementes são ótimas para esfregar na carne de porco antes do preparo, por exemplo. Você pode usar ainda o caule e a raiz, mas quando adicionados ao alimento, retire antes de servir.


Nenhum comentário: