sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Salada leve e prática para o retorno do Carnaval

Sexta-feira pós-carnaval e, passados os dias de folia, muitos dizem que agora o ano começa de verdade.  Exagerou nos comes e bebes com os amigos durante o feriado? A semana está corrida por conta dos dias de folga? Isso não é desculpa pra comer mal. É só preparar uma saladinha leve e rápida. Veja só:

Salada de Carpaccio, folhas verdes e creme de azeitona

Ingredientes:
 -1 caixinha de Carpaccio de Carne Bovina Swift
- 1 maço de folhas verdes de sua preferência
- 100g de azeitona preta
- 50g de ricota
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- Cebola picada a gosto

Modo de preparo:
Comece batendo no liquidificador as azeitonas, a ricota, o azeite e a cebola. Reserve enquanto você monta a salada da seguinte forma: forre um prato com as folhas escolhidas, distribua o carpaccio por cima e regue com azeite. Depois da montagem é só cobrir com o creme de azeitonas. Bom apetite!


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pra almoçar tarde no fim de semana

Domingo é aquele dia que não tem hora: a gente acorda quando quer, sai sem se preocupar e nem percebe o dia passar. A única coisa de que não dá pra descuidar nem no domingo é o almoço, mas ele pode ser tão descomplicado quanto o resto do dia.

Um prato que é uma delícia, não demora pra fazer e combina bem com o verão é a Salada de Legumes com Aioli. Você precisa de 10 minutos, uma vasilha e a Seleta de Legumes em Conserva Swift. Com batata, cenoura e ervilhas, que já vêm cortadas no tamanho certo, você só tem que se preocupar em fazer o molho e depois curtir o prato.

Salada de legumes com aioli

Ingredientes:
- 1 Seleta de Legumes em Conserva Swift
- 2 gemas
- 300 ml de azeite de oliva extravirgem
- 4 dentes de alho
- 1 limão pequeno
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma batedeira, bata as gemas bem rápido, até que comecem a ficar fofas. Sem parar de bater, coloque o azeite aos poucos. O molho vai estar pronto quando ficar bem firme, como maionese.

Agora, que o molho está no ponto, tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora, gotas de suco de limão e o alho picado. Na mesma tigela em que foi feita a maionese, misture bem a Seleta de Legumes em Conserva Swift. Depois, é só comer.





quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cozinhando com o mínimo possível

Pode parecer impossível, mas sim: dá pra fazer um almoço incrível e rapidinho sem sujar uma única panela. Tudo que você vai precisar é de 15 minutos, uma faca, uma tábua de corte e uma folha de papel-manteiga que vai servir como... assadeira! Bom, hein?

Esse almoço usa uma técnica de cozinha chamada “papilote”, que significa embalar os alimentos em um papel fazendo uma espécie de envelope. Além de rápida e muito prática, ela conserva a umidade e o sabor dos alimentos, já que eles são assados lentamente no vapor que sai dos ingredientes embalados no papel-manteiga.

Pra pôr essa técnica em prática, aí vai uma receita combinando filé de peixe e legumes, que fica ainda mais fácil quando se usa a Ervilha com Cenoura Swift. Como já vem tudo picadinho e pronto pra usar, é só abrir a lata e juntar ao filé de peixe. Não tem erro!

Pargo no papilote

Ingredientes:
- 2 filés de pargo limpos e sem pele
- 50 g de manteiga
- 1 Ervilha com Cenoura Swift
- 3 ramos de tomilho
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:
Para preparar o papilote, corte um pedaço de 50 cm de papel-manteiga, coloque sobre a tábua de corte e, no meio dele, faça a seguinte sequência de camadas: a Ervilha com Cenoura Swift, o pargo temperado dos dois lados com sal e pimenta-do-reino moída na hora, a manteiga em pedaços e os ramos de tomilho.

Para levar ao forno, feche o papel-manteiga na forma de um envelope: dobre um lado do papel cobrindo as camadas de ingredientes e faça o mesmo com o lado oposto, depois dobre as laterais várias vezes vedando bem o pacote. Não aperte tanto os alimentos, porque o vapor faz o envelope inflar e é bom ter uma folguinha pra técnica funcionar direito. Ligue o forno a 160°C por 10 minutos. Nesse tempo a manteiga derrete, o peixe e os legumes cozinham e o tomilho solta o seu sabor.

Na hora de servir, é só abrir o pacote com a ajuda de uma tesoura – com cuidado: lembre que ele vai estar cheio de vapor – e aproveitar sem ter sujado quase nada!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cozinhando pra você

Mais gostoso que agradar aos outros com uma comidinha boa é agradar a você mesmo. Se hoje é um desses dias, aí vai uma receita perfeita pra você fazer e aproveitar sozinho no sofá, sem os sapatos e com as pernas bem esticadas.

Rápidas e práticas de fazer, as brusquetas picantes combinam o crocante do pão com um molho bem gostoso de alcaparras, além da pimenta-dedo-de-moça que deixa tudo com um sabor mais picante.  Pra você ficar ainda mais à vontade, as brusquetas podem ser comidas com as mãos mesmo, deixando esse momento mais gostoso.

Brusquetas picantes  

Ingredientes:
- 1 baguete pequena
- 1 Patê Cream Presunto Temperado Swift
- 100 g de alcaparras
- 1 cebola pequena
- 1 pimenta-dedo-de-moça pequena
- Azeite de oliva extravirgem a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Corte a baguete ao meio no sentido do comprimento e coloque no forno já quente, até que fique crocante. Enquanto o pão está no forno, coloque no processador de alimentos as alcaparras, a cebola e a pimenta dedo de moça e bata até ter uma pasta firme e perfumada. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e azeite de oliva extravirgem a gosto.

Quando o pão sair do forno, passe primeiro nele uma camada do Patê Cream Presunto Temperado Swift e em seguida a pasta de alcaparras. Sirva em seguida.