sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Afinal, banho de mar faz bem ou não?


Apesar de não ser oficialmente comprovado, diversos profissionais garantem: um bom banho de mar pode trazer sim benefícios à sua saúde.

 “A água marinha, composta por mais de 80 elementos químicos, alivia principalmente as tensões musculares, graças à presença de sódio em sua composição, por isso pode ser considerada energizante”, afirma a terapeuta Magnólia Prado de Araújo, da Clínica Kyron Advanced Medical Center, de São Paulo. “E as ondas do mar fazem uma massagem no corpo que estimula a circulação sangüínea periférica e isso provoca aumento da oxigenação das células”, completa.

E claro que até tratamento já existe! A talassoterapia (do grego thalasso, que significa mar) usa a água do mar como principal ingrediente para para tratar doenças como artrite, osteoporose e reumatismo, graças à presença de cálcio, zinco, silício e magnésio contidas na água.

Já o sal marinho, rico em cloreto de sódio, potássio e magnésio, tem propriedades cicatrizantes e anti-sépticas.

Mas e aquela sensação revigorante? Bem, quanto a isso, os pesquisadores não podem garantir: “Não conheço nenhum trabalho que trate desse tema com seriedade, mas intuitivamente creio que o banho de mar gere uma sensação de melhora e bem-estar”, diz a química Rosalinda Montoni, do Instituto Oceanográfico da USP.

De qualquer forma, não custa nada arriscar uma praia nesse fim de semana não é mesmo? Que tal?


Nenhum comentário: