segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Perdendo tempo a toa?


 
A gente aposta e ganha que uma das primeiras preocupações do seu dia tem a ver com os horários que você tem a cumprir x coisas a se fazer.

E também sabemos que você deve se perguntar todos os dias porque ainda não vendem tempo nas prateleiras do supermercado (a gente também acha isso um absurdo!)

Mas para o psicólogo social Philip Zimbardo, algum hábitos que a gente insiste em repetir poderiam afetar diretamente na nossa forma de administrar o tempo e a vida como um todo. Este tipo de característica, digamos, negativa, Philip nomeou como “atitudes com foco no passado”

Veja se você se encaixa em algumas atitudes e fique ligado, você pode estar perdendo tempo e energia:

Teimosia: De acordo com Zimbardo, pessoas teimosas ao invés de tentar algo novo, como trocar um coador de café por uma cafeteira, preferem manter os velhos hábitos.

Nostalgia: Esse tipo de pessoa também procura geralmente se cercar de símbolos do passado. Podem ser fotos antigas ou até mesmo produtos que consumiam na infância.

Fixação: Evitar comidas novas e não se expor a filmes e musicas não familiares também compõem a característica das pessoas com foco no passado. Outro sinal também é a dificuldade em cultivar novas amizades.

Segurança: Não correr riscos muitas vezes pode ser bem útil, mas também te impedem de criar novas soluções. Já pensou nisso? Zimbardo afirma que as pessoas que necessitam de segurança em demasia tendem a usar produtos que já conhecem mesmo tendo uma infinidade de novidades que poderiam beneficiá-las.

Como você lida com o tempo? Como aproveita as oportunidades e novidades oferecidas?

A gente viu na Super Interessante deste mês as respostas e indicamos como leitura obrigatória do mês. Vale a pena!

Leia mais sobre o assunto no site da Super.




Nenhum comentário: