segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Por que temos tanta fome a noite?



Parece que a noite um leão habita nosso estômago, precisamos comer, mas antes de sair devorando tudo que aparece na nossa frente, temos que identificar se estamos realmente com fome, ou com vontade de comer.
Se for fome simplesmente, faça um lanche à tarde ou ao chegar casa prepare uma vitamina de leite e fruta, lanche light de patê, salada pronta, sopa de legumes. Nesta hora é preferível sentar e comer. Evite comer bolachinhas, docinhos ou beliscar salgados, eles causam compulsão e engordam bastante.

Se for vontade de comer, ai são outros tipos de causa:

Cansaço: tome um banho antes de comer qualquer coisa e pense no que pode comer com o menor esforço. Após comer, levante-se da mesa e vá descansar na sala ou no quarto.

Mais tempo para comer: procure uma distração longe da geladeira, fazendo algo bem interessante, vai esquecer a comida!

Compensar frustrações: pense no que está incomodando e procure maneiras de solucionar, tente colocar seu sentimento para fora, nada de descontar na comida.

Solidão: Falta do que fazer: será que comer é a única coisa que dá para fazer? Desligue a televisão (ela nos estimula a comer) e vá ler, arrumar uma gaveta, prepare um cardápio para sua semana, faça a lista de compras, vá ao cinema, mas não desconte nos doces.

Diminuição da serotonina, levando a uma certa depressão noturna: sendo um neurotransmissor, responsável pelo prazer e pela saciedade, à noite sua produção cai bastante gerando fome ou causando o “efeito cratera” em nosso estômago, nada do que se come é suficiente. Para que nossa produção de serotonina não caia muito neste horário é preciso comer bem ao longo do dia, respeitando intervalos de 3 horas entre as refeições.

Outros causadores da compulsão noturna:
Rotina
De acordo com o professor de psiquiatria da Universidade de Cincinnati, com a rotina, habituamos nosso corpo a esperar pelo café da manhã, almoço e jantar. “Parte da razão de você sentir fome à noite é porque esse é o momento que você tem entregado comida ao seu corpo nos últimos 100 dias”.
Saciedade
Mesmo depois de uma grande refeição, normalmente temos “espaço” para a sobremesa. Isso porque a saciedade por doce não foi compensada ainda. Uma simples fruta pode resolver a questão e acalmar o paladar.
Aroma
O cheiro é um dos mecanismos que nosso corpo dispõem para saber que um alimento se aproxima. Uma vez acionado essa chave, o organismo começa a produzir mais insulina - que aumenta a sensação de fome.
Bebidas alcoólicas
Não há estudos que comprovem que o álcool aumenta a fome. Mas cerveja, vinho ou caipirinha em excesso pode diminuir seu julgamento e fazer você comer demais.
Temperatura
Quanto mais frio o ambiente, mais as pessoas tendem a comer. “Seu metabolismo esfria quando é hora de comer e ao se alimentar você o aquece”, afirma David Ludwig, professor de pediatria de Harvard. “Calor é um sinal de saciedade”.
Carboidratos
Depois de uma refeição com carboidratos refinados como macarrão, o corpo pedirá por comida poucas horas depois. “Esses alimentos provocam queda no nível de açúcar no sangue e quando ele está baixando ficamos mais interessados em consumir comida de maneira geral”, diz Ludwig.Devendo ser evitados a noite.

Fontes

Nenhum comentário: