quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Morar sozinho


Pode ser muito bom, mas é necessário ver alguns pontos que podem facilitar (e muito!) a vida de quem irá morar sozinho.

Casa ou apartamento?
Quando você mora em casa não precisa pagar condomínio (mas a chance de pagar aluguel é maior, já que é complicado para quem mora sozinho comprar uma casa própria), e o relógio de água é só seu, ou seja, você paga o que usar (em alguns condomínios, o relógio é do prédio inteiro, que divide o valor total em partes iguais para os condôminos).

A sensação de isolamento em uma casa é maior que em um apê, fora os sistemas de segurança que devem ser instalados (ou não) na casa. No apartamento você pode contar com o porteiro, o zelador, os vizinhos em caso de uma emergência.

Onde?
Escolha sua casa (seja ela apartamento ou casa mesmo) perto de lugares importantes para você, como supermercado, trabalho, hospital, faculdade, entre outros. Isso ajuda a economizar no transporte, seja ele público ou particular.

Caso more longe do trabalho ou do estudo, veja com seus colegas se não podem ir de carona. Economiza tempo, dinheiro, gasolina, polui menos e ainda aumenta a amizade entre si.

Quantos quartos?
Quem vai morar sozinho não precisa de uma casa muito grande, a menos que vá dormir gente na maioria das noites. As quitinetes são opções boas e baratas, geralmente perto de grandes centros ou bairros comerciais.

Quanto custa?
Anote seus gastos. Veja o quanto vai gastar de impostos, contas, e despesas extras. Também confira se o novo lar vai precisar de uma reforma e/ou uma decoração.

Se tiver dinheiro sobrando, compre uns bibelôs, ou porta-retratos, que lembrem seus amigos e sua família. O hábito de olhar para pessoas que gostamos faz maravilhas na nossa saúde.

Nenhum comentário: