quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Trocando Lâmpadas

Eu estava conversando na comunidade A Odisseia de Morar Sozinho, e me deram a ideia de postar dicas para quem mora sozinho. Gostei da ideia, e o assunto que escolhi para hoje é um dos mais imprevisíveis e populares, a troca de lâmpadas.

Incrível como a lâmpada queima bem na hora mais necessária. Há um medo constante de trocar as lâmpadas com aquele medo de se tomar um choque, de ficar no escuro quando há algo importante para fazer, sua mãe chegar e ela dar um estouro.

Para que a lâmpada dure mais tempo sem queimar, preste atenção à luminosidade desejada no local. Um lugar mais claro para permitir leituras e trabalhos? Um ambiente mais escuro, já que você dorme e/ou assiste televisão nele? Fria, se o ambiente é quente; ou quente, se o ambiente é frio?

Depois veja a tensão da tomada em que está conectado, compre uma lâmpada com tensão compatível. Essa história de comprar lâmpada de 220V para colocar em uma tomada de 110V não economiza energia e pode causar curto-circuito na casa inteira.

A hora de instalar a lâmpada provavelmente é a parte mais difícil, já que há o risco de se tomar choque e/ou ocorrer algum acidente grave. Desligue a chave referente ao cômodo. A exceção é quando a luminária é pequena o suficiente, de tensão baixa (cuidado redobrado,certo?).

Espere a lâmpada esfriar e a desenrosque cuidadosamente. Se não desenroscar, quebre o vidro com um pano e um martelinho e entorte a parte metálica para soltá-la. Dê uma limpada no local (cuidado!) e enrosque a lâmpada nova. Não faça muita força para ela não ficar presa na hora de trocá-la novamente. Religue a chave referente ao local.

Não façam isso descalços! Usem sempre algo emborrachado nos pés. A borracha é um isolante elétrico e ajuda a evitar acidentes.

Nenhum comentário: